Período passado eu fiz apenas duas matérias, como escrevi aqui em outra publicação, o máximo de crédito que qualquer aluno aqui em Tromso pode fazer são 30 créditos, o que equivale a 3 matérias com maior carga horária. Estudo Engenharia de Produção no Brasil e aqui sou considerada Free mover student, isto é.. posso fazer o que eu quiser, mas decidi focar em Business and administration, então procurei conversar a coordenadora e pedir para ela me orientar e ajudar , afinal, estamos em um país completamente diferente do Brasil, com uma cultura MUITOOO diferente também. O nome da minha coordenadora é Kirsten Zachariassen e ela até agora me ajudou bastante, escolhendo cursos que tenham a ver com o meu curso no Brasil e até mesmo conversando. Essas são as matérias que eu escolhi cursar durante esse ano:
SOK-2004 - Risk and incentives
ENG-1080 - Business English
BED-2033 - Entrepreneurship
BED-2035 - Comp. Intelligence
Gostei muito de todas. Em riscos e incentivos eu tive um pouco de medo, porque os noruegueses que conversei me falaram que essa matéria era muito complicada e tal, mas não achei.. Tem cálculo sim, mas achei interessante e gostei bastante. A matéria de Inglês fiz mais para tentar melhorar o meu inglês, mas não achei muito bom, porque quase não discutíamos durante as aulas, sim.. nós fizemos muitos exercícios, mas como tinha muita gente, ficava meio complicado. Gostei de ter cursado essa matéria também, mas não aproveitei muito, achei que iria ficar fera no Inglês para negócios depois dessa, mas acho que eu criei muita expectativa.
As outras duas estou cursando nesse período, Empreendedorismo está me surpreendendo porque participei de algumas aulas na UFF sobre isso e não consegui, precisei trancar a matéria, sabia que não iria aprender nada e ainda era entediante. Achei a professora muito ruim, não incentivava os alunos a pensarem e nem a criarem, só nos fazia ler sobre empreendedores bem sucedidos, e outro detalhe.. A professora não tinha na carreira nenhuma experiencia com empreendedorismo. Aqui em Tromso eu achei a aula espetacular! São dois professores dando aula e eles chamam convidados para dar as palestras quando eles não tem experiencia no assunto, claro!! Ninguém é bom em tudo. Só por começar assim já ganhou meu respeito. Minha aula de empreendedorismo é mais sobre Design Thinking e sobre incentivar o aluno a criar e pensar fora da caixa, o que realmente um empreendedor tem que fazer. Aí que você vê a diferença do ensino Brasil-Noruega. Eles me deixam motivada a aprender e transformam uma aula que no Brasil era entediante em um workshop, como se realmente estivéssemos trabalhando, não só aprendendo.
A outra matéria que estou cursando esse período se chama Inteligência competitiva. Essa eu fiquei meio assustada de início, assim como todas as outras pessoas da classe, mas agora vejo que faz todo sentido e como esses Noruegueses são inteligentes. No Brasil nós sabemos que poderíamos fazer diferente, aqui eles simplesmente fazem. Sim, eu não tenho aula dessa matéria, tive três e de agora até Junho não vou ter mais. A matéria é composta por 4 seminários, uma prova e uma prova para fazer em casa. De início achei que seria fácil, mas agora tenho certeza que não é!! O professor dividiu a classe em grupos de 7 pessoas, achei muito de início e até discuti com o professor que em grupos de sete, no mínimo dois ficam sem fazer nada, mas agora volto atrás e realmente não é muito, tem muito trabalho e essa é uma matéria para pensar e discutir. Toda semana temos um encontro com o professor para que ele consiga nos auxiliar, mas ele está disponível se precisarmos dele mais que uma vez durante a semana. O primeiro encontro do meu grupo foi quarta feira passada e o próximo é segunda. Sinto que não tem jeito, essa matéria exige muito da gente! Só lendo, estudando muito e discutindo mais ainda que vamos ser capazes de participar e realmente criar algo. Meu grupo já está pensando que se encontrar duas vezes durante a semana ainda é pouco, e realmente é. Mas o que se trata essa matéria? porque é tão complicada? O professor da matéria na verdade é um tutor e ele utiliza o método PBL para nos ensinar, isto é, nós aprendemos a partir de um problema. O problema é que não sabemos o problema, temos que criar o problema, e essa é a parte mais difícil. É bom porque cria desafios e nos deixa motivados e com muitas coisas para fazer. Cada seminário que precisamos apresentar tem um tema e parece que todos se encaixam, então no final é apenas um grande trabalho dividido em quatro partes, e nós precisamos juntar tudo na prova, com outro problema e sem fzer Brainstorming, o que é muito difícil e eu não quero nem pensar nisso hhahahaa mas minhas expectativas estão altas com essa matéria. Na verdade com essas duas que estou cursando esse período. Assim que chegar Junho consigo falar um pouquinho mais sobre isso para vocês! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário