Noruega

Noruega

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Polaria - Focas

Como disse antes.. Quando eu entrasse de férias iria começar a visitar os museus daqui da cidade.. Isso que eu fiz. Hoje fui no Polaria ver as focas. Pagamos 70kr, ingresso de estudante, para entrar no museu. Quando chegamos, nos informaram que teriam uns filmes passando, mas resolvemos passar e ir direto ver as focas. Mesmo sendo pequeno, o lugar é bem legal, como um pequeno Aquário da cidade, com peixes, estrelas do mar, ouriços e focas. Comprei uma câmera fotográfica aqui e aproveitei o dia de hoje para estrear.. :)



Existem vidros de baixo do aquário para poder ver as focas, então consegui tirar essa foto também:




Além de filmes e de poder ver as focas, peixes e etc.. O povo que trabalha no Polaria tem uma hora certa para brincar com as focas, e acaba fazendo um show para a gente, saltando, batendo palma, brincando em geral.



Também é possível alimentá-las, mas acabou que ficamos tão satisfeitos com o show que elas fizeram que deu pra ir pra casa feliz sem alimentá-las.. Teríamos que esperar um tempinho, daí decidimos voltar pra casa, almoçar e tal.. Um horário bom para chegar lá é 12:30, se quiser ver o show e depois esperar um pouco para alimentar as focas.. acho que é um horário perfeito.


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Baleias

Resolvi fazer essa postagem agora depois que vi as fotos que conseguimos tirar das baleias essa última vez que fomos. Se você está aqui em Tromso entre Novembro e Janeiro não deixe de tentar ver as baleias! Dá pra ir sem barco para Kaldfjord ou outros lugares que eu não sei, mas aí se quiserem acho que basta perguntar nos pontos turísticos que eles vão saber! É possível ver baleias jubartes e orcas. Até agora só vi as Jubartes, mas é sensacional! Elas são muito grandes e saltam o tempo inteiro. Essa foto do rabo foi a primeira que tiramos:


Não sei se vale a pena pegar o passeio para ver as baleias, porque é muito fácil de encontrar e esse passeio é muito caro... Eu preferiria gastar meu dinheiro para ver a aurora boreal e andar de trenó do que para ver as baleias, mas isso vai de cada um.. Até hoje só fiz um passeio, o da aurora com a Artic Guide Service. Foi muito bom e de fato vimos a aurora bem grande e conseguimos tirar fotos e tal. 



Essa foto das duas baleias foi tirada por um amigo meu nessa última vez que nós fomos procurar as baleias. Fomos de barco de novo e o mar estava calminho, achei que não iríamos conseguir ver nada, mas o tempo foi passando e vimos uma ou duas saltando meio de longe e depois começamos a seguir essas duas, porque elas estavam nadando em círculos.. Até que paramos e perdemos elas.. Ficamos um tempão parados esperando aparecer algo e do nada a gente vê uma passando de baixo do barquinho.. Eu gelei de medo nessa hora, como minha irmã pequena diria, sou muito medrosa! hahahaha mas aí continuamos olhando para todos os lugares e do nada, do nosso lado elas saltam desse jeito. As duas juntas para pegar peixinho! Incrível! Eu tremi nessa hora hahaha mas foi muito bom! Já vi baleias na Disney e tal mas ver elas caçando no ambiente natural é sem igual! Vale muito a pena!! É ruim vir para Tromso de Novembro a Janeiro por serem os meses da escuridão total, sem sol... Mas por outro lado, temos baleias e aurora boreal nítida quase todos os dias e em quase todas as horas do dia!  

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Mercado

Acredite ou não.. Ir ao mercado aqui é até um pouco engraçado nas primeiras vezes. A língua é muito diferente, então você fica perdidinho dentro dele! Demorei um mês pra descobrir o que era o creme de leite.. já tinha desistido, achando que não existia aqui, mas um dia vi que eles vendiam estrogonofe pronto e perguntei para uma mulher no mercado. Ela me disse que o nome do creme de leite é fløte e existem vários tipos: para sobremesa, para café, para comida (...) se eu não perguntasse eu nunca iria encontrar.
Como já disse antes, de bebida alcólica, eles só vendem cerveja no mercado (e só até às 20h).
Achei que fossem mais caras as coisas aqui. O queijo mais barato costuma ser 50kr o quilo, o que é uns 20 reais. O que realmente é muito caro é carne, mas você consegue encontrar no supermercado Kiwi pelo preço mais barato, uns 185kr o quilo, uns 80 reais. Mas vamos voltar.. estamos na Noruega.. Se você trabalhar como garçom em período integral você recebe de salário uns 20.000kr que dá 8.000 reais! Porra! Se você for garçom pode comer carne todo dia, então não adianta ficar convertendo...  Esse foi o problema que eu tive no início, ao invés de pensar o quanto eu recebia em krones, eu pensava em quanto valia a comida, a roupa ou qualquer coisa em reais. Não faço mais isso, não vale a pena.
E tenho uma dica de comida: existe um aplicativo de celular que fala todas as promoções de supermercado da semana. O nome é Mattilbud (Promoção de comida em norueguês hahaha). É muito bom, eu sempre decido o que eu vou comer na semana por essas promoções, vale MUITO a pena. Existem semanas que os mercados vendem tudo por 10kr = 4 reais!!!!!!!!! Aí sim, é muito barato! Vale a pena dar uma olhada nesse aplicativo, é válido para toda Noruega!
O que achei bom aqui é que eles vendem as coisas com dois preços, um é o preço do produto em quilo ou litro e outro é o preço que você realmente vai pagar. Isso é muito bom porque ajuda a ver qual é o produto mais barato, não precisamos fazer conta.
Está chegando o natal aqui, então existem muitos produtos novos no supermercado, como tangerina!!! Sim!!!! Tangerina é só no natal, pelo menos essa que é muito boa e não tem caroço! hahahaha Enfim, vou parar de falar da minha paixão por essa frutinha, posso falar agora do refrigerante de natal. Sim, eles tem um refrigerante de natal, e a Ida, uma norueguesa que mora comigo, me disse que em cada cidade ou distrito, sei lá.. o refrigerante é diferente. Aqui em Tromso é um refrigerante com sabor de groselha. É muito gostoso, de verdade! :)

domingo, 23 de novembro de 2014

Transporte em Tromso

Aqui em Tromso você pode andar de bicicleta, ônibus, taxi, carro ou a pé, claro! Podemos encontrar a lista com o horário dos ônibus no site ou no aplicativo de celular, chamado "Neste Avgang". O engraçado daqui é que os ônibus, durante os dias da semana, passam das 6h até 24h. E nas sextas e nos sábados é possível pegar o ônibus noturno, que passa às 01:30, 02:30 e 03:30, do centro para alguns lugares. 

Ok, mas e o PREÇO?
O preço normal do ônibus aqui em Tromso, se você não comprar antes, é 45kr, mas se você comprar antes o preço baixa para 33kr. No caso do ônibus noturno o preço é diferente.. Custa 70kr na hora e 50kr comprando antes. Você também pode comprar vale por um dia ou mais, mas o ônibus noturno é pago por fora.

Essa imagem é do mapa de Tromso com as linhas de ônibus.



Táxi aqui na Noruega é um problema.. Só de entrar no taxi você já paga 50kr e acaba saindo muito caro. Mas uma alternativa é andar de bicicleta ou mesmo a pé. Ontem, por exemplo, vim para casa andando de uma festa que teve.. Demorei quase uma hora, mas achei melhor que ter que pagar um absurdo com taxi ou ter esperar o ônibus, que só passaria às 7h, e como já felei antes, as festas acabam às 3h (Detalhe.. Aqui tudo é muitooooooooo seguro! Não precisa ficar com medo andando na rua nunca!!). Andar às vezes não é uma opção aqui, porque quando tem gelo no chão, ou seja, quando neva e depois chove fica impossível de andar muito, porque é fácil de escorregar.
No inverno, as bicicletas e os carros precisam ter uma proteção no pneu ou um pneu especial para prevenir de acidentes.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Mas é claro que o sol... Não vai aparecer amanhã!

3 meses de sol e 3 meses sem sol..

Essa é a vida em um ano em Tromso.. A partir de Novembro não temos mais sol e depois, a partir de maio não temos mais noite! Hoje foi o primeiro dia sem o sol.. O primeiro dia da chamada "Polar Night". Achei que fosse mais escuro, mas realmente é muitooo escuro!

Já falei que os noruegueses são uns fofos? Na minha universidade tem um grupo que cuida da gente desde o dia que chegamos em Tromso! Recepcionaram a gente no aeroporto, dão conselhos e organizam encontros. Para as noites polares, que estamos sem o sol, podemos ir tomar café da manhã na universidade. Eu já fui, é bem divertido. É uma sala com várias luzes que simulam os efeitos do sol. Falam que o adequado é ir duas vezes por semana e passar uns 40 min. Durante o café podemos conversar com as pessoas, pegar um "solzinho", tomar café e chá de graça e ainda comer uns biscoitinhos. Essa foto pode dar uma noção de como é o café polar. E realmente ajuda, fui uma vez e já me senti muito mais disposta! Não sei se é psicológico mas todo mundo que eu falo me fala a mesma coisa.
Além de pegar sol artificial, como eu não como peixe, estou tomando Omega 3 e de quebra vitamina C.. Acho que não precisa de tudo isso, mas eu estou bem com isso, então por que parar? Mal não vai me fazer...

A noite realmente é estranha porque o sol vai sumindo pouco a pouco, até não aparecer mais.. E depois, me falaram que ele vai aparecendo de 10 em 10 minutos.. Assim.. Em janeiro ele aparece e no primeiro dia dura 10 min e no segundo 20 e vai aumentando sempre.. e quando você vê está com sol o dia inteiro! Nossa, eu super quero ver todas essas épocas! Eu amo esse lugar hahaha já falei isso? Como que eu vou conseguir voltar pro Rio de Janeiro que eu não sei.. ;)

Going out in Tromso

Na outra postagem falei o que fazer de dia, mas agora vamos para as noitesss!!!

Em toda Noruega o preço do álcool é absurdo, com cerveja no supermercado a 25kr = 10 reais! Sendo que só é permitido vender álcool até às 20h, então se for beber, compre seu álcool antes!
Detalhe: Só vende cerveja no mercado.. Se você quiser algo mais forte tem que ir em uma loja específica (que no sábado fecha às 16h)!
Devido a todos esses fatores....... Começamos a fazer cerveja em casa! Gastamos uns 140kr = 48 reais para produzir 23 litros de cerveja! Demora 3 dias, mas fica sensacional!
Antes de sair a noite, nós sempre fazemos uma pre-party na casa de alguém.. bebendo e comendo.. E então costumamos pegar o último ônibus (sim, porque os ônibus só passam até 24h) e vamos pros lugares.. Existem três lugares que gostamos muito de sair:

- Laundry Party: Isso mesmo! Aqui todo mundo faz festa na lavanderia.. A lavanderia é muito grande, tendo uma sala com as máquinas de lavar e de secar, uma sauna e uma ou duas salas comuns, para estudar ou só conversar mesmo.. Como um bom lugar para se reunir.. Aqui, na casa de estudante que eu moro, todas as quartas tem Waffles de graçaa! E as vezes até pizzas nos fim de semanas, de mais! Mas voltando pras festas a noite..... Laundry party é o melhor porque dura até tarde, ou até chegar a polícia! É comum ficar na lavanderia até o horário do primeiro ônibus, umas 7h ou antes, dependendo se é sexta ou sábado.. O bom dessas festas é que só vão amigoss! Normalmente estudantes internacionais.. e são organizadas pela gnt mesmo!

- Fun pub: Esse é o lugar mais legal pra sair a noite em Tromso! De graça pra entrar, cerveja razoavelmente barata.. Vamos lá, estamos na Noruega! 50kr em uma cerveja na boate é só no fun pub e às vezes no Driv.. As músicas são sempre as mesmas, as pessoas são quase sempre as mesmas, mas eu não canso de ir lá! Sempre é muitooo engraçado e divertido!

- Driv: É aonde tem as festas da Universidade, onde a maioria dos Noruegueses vão e pode ser um bar ou uma festa! A casa de show é a maior de Tromso, então sempre tem show no Driv! Festivais e tudo mais.. Fui em um festival lá de música eletrônica.. Foi bem legal, mas bem diferente de um festival de música eletrônica do Brasil.. As músicas são ilárias! hahahaha
Uma dica: Se for para uma festa gratis, como Halloween, chegue cedo!!!!!!! Se não eles barram a entrada!

Existem também outros lugares, como Grunder (que paga 50kr pra entrar e tem que ir arrumado) e Circa, mas eu nunca fui em nenhum deles, então é difícil de falar.. Fui no antigo cinema, é bem legal.. Música boa.. mas o lugar é pequeno e tem muita gente mais velha!!
As boates e casas de show fecham sempre às 3h, é lei Norueguesa! E do centro tem ônibus noturno.. São mais caros que os normais e o cartão mensal de ônibus não é aceito para esses noturnos! Esse ônibus passa até umas 3:30 e só de uma em uma hora.Nossa saída, muitas vezes, é pegar taxi e chorar porque é uma fortunaaa...
Hoje é sexta feira, mas preferi ficar em casa.. Depois da minha última aulaa do semestre (agora só falta o último exame.........), fomos até a pizzaria.. Essa é uma boa! 107kr um rodizio de pizza na Noruega!! E você pode pedir água da pia que é de graça! O nome da pizzaria é Egon e fica no centro da cidade. O rodízio de pizza aqui é bem diferente.. Você primeiro chega no restaurante e paga no caixa.. Depois senta na mesa e vai até a mesa principal e enche o seu prato de pizza.. E faz isso sempre! Não tem garçons que nem no Brasil e não.. Eles NUNCA ouviram falar de pizza doce! 0.o



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Tromso: O que fazer?

Ok, já falei sobre Universidade, prova, estudo... Vamos falar sobre diversão!
Tromso é uma ilha. Na verdade é uma cidade composta por 3 ilhas. Eu moro na do meio, onde está a Universidade e o centro da cidade. Tenho que admitir, estou morando aqui há 3 meses e ainda não fui em um museu, mas vou mudar isso assim que eu entrar de férias hahaha pelo menos eu esperooo.. hihii Mas trilha? Já fiz quase todas.. Difícil falar todas porque tem montanha pra todo canto.. Imagina uma cidade cercada de fiordes, esse é o meu paraíso!

O que temos de atracões?!

- Cable car: O Bondinho de Tromso.. Dá pra fazer uma trilha para subir, que dura uns 40 min no máxxx e desce de graça de bondinho.. Ou você pode pagar uns 100kr (40 reais).. Eu prefiro andar! mesmo se fosse de graça. O pôr do sol no cable car é sensacional! Na verdade o céu de Tromso é sensacional.. A aurora boreal nem é o céu mais bonito que Tromso pode ter.. Imagina só! hahaha o céu é de outro mundo! Mas segura que até Janeiro não temos mais sol (nem um minutinho de sol), então é só aurora boreal e céu colorido durante a noite.. (sério, já vi o céu laranja a noite!!) Aí vai uma foto que tiramos do pôr do sol lá no cable car.




- Baleias: Isso mesmo!! De Novembro até Janeiro (ou Fevereiro?) é possível ver baleias aqui em Tromso. Tenho um amigo que trabalha com um barco então tive a oportunidade de ver as baleias jubarte saltando bem pertinho de mim. Não vi Orca aindaaa, mas meus amigos viram! Se liga no céu nessa foto que eu tirei.. Nenhuma das fotos que eu estou postando aqui tem algum efeito, é tudo original da máquina! 



- Aurora Boreal: A famosa aurora boreal! Muito fácil de ver aqui em Tromso, vejo voltando para casa, saindo de uma festa.. Mas o melhor jeito é ver fora da cidade, sem muita luz.. Se não quiser sair da cidade, pode ir ver no lago Prestvannet ou na praia Telegrafbukta e aí pode tirar uma foto como essa:




- Neve : Sim!!! Temos muitaa!! Parece que Tromso em Jeneiro e Fevereiro pode ter até 2m, isso, 2 METROS de neve! Você pode brincar na neve aqui, fazer esquibunda, esquiar, boneco de neve ..... Tudo o que você quiser.. Até entrar na Sauna e pular na neve de biquíni! 





- Praia: Temos uma praia em Tromso, bem pertinhoo da minha casa, na mesma ilha.. Se chama Telegrafbukta e temos várias que o melhor jeito de ir é carro, como Grotfjord. Ambas são muito boas para ver a aurora boreal, claro que Grotfjord é melhor, por estar mais distante da cidade. A foto do lado é da Telegrafbukta, ela é mini mini mesmo como aparenta.. Mas grotfjord é grandinha.. Eis a foto de Grotfjord:




- Patinação no gelo: Claroo! E se você tiver seu patins você pode vir com ele e só paga o aluguel da pista (afinal, nem todo ano é possível patinar no lago.. então às vezes temos que alugar..). O aluguel é bem barato, 50kr por 4h.



- Trilhas, trilhas e trilhas! Muitoss fiordes e montanhas lindas para você conhecer!




E muitooo mais................ 

Créditos a Thais pela maioria das fotos ! o/



Universitetet i Tromsø

Hoje, dia 20 de Novembro de 2014, foi o primeiro dia sem sol aqui em Tromso e também o dia da minha primeira prova tchan tchannn.. Coincidências? hahaha
Nunca estudei tanto pra uma prova como estudei para essa.. As provas aqui são feitas que nem vestibular, em outro prédio, 4h de duração e com fiscais.. Ah, detalhe, você não pode assinar seu nome, o que é muito justo! Você tem seu número, então o professor não sabe qual é a sua prova.
Tive apenas 8 aulas dessa matéria durante o semestre, ou seja, 32h... Mas aqui, além das aulas, existem também os seminários que são aulas dadas pelo monitor, ou mesmo pelo professor, para resolver exercícios.. Eu fui nos primeiros, mas depois que vi que o monitor que dava os seminários pra minha turma realmente não sabia nada, deixei de ir.. Temos todas as respostas dos exercícios na internet, então achei mais fácil só ver as respostas e perguntar para os meus amigos se eu tivesse dúvida.
Enfim.. Aqui em Tromso você só pode fazer, NO MAXIMO, três cursos por semestre. No início achei que seria um ano de férias, mas não é bem assim.. A Universidade aqui não quer formar apenas um engenheiro, um administrador, ou seja lá o que você está estudando. A Universidade aqui quer formar pessoas e para isso você precisa sim ter seu tempo livre para poder ir às palestras que a Universidade te oferece, para poder discutir com seus amigos e para poder pesquisar e aprender sobre o mundo. Aqui eu comecei a ter interesse pelo mundo, pelas diferentes culturas e querer aprender cada vez mais, e sem a influência da mídia, tendo pessoas para falarem pelo seu país ou situação. Aqui descobri que eu não sabia nada sobre a história do Paquistão, de Israel com a Palestina, da Escandinávia, do mundo inteiro na verdade.. Nem mesmo do Brasil. Mas agora já sou capaz de ter uma discussão madura sobre muitos desses temas. Muitos estudantes de outros países vêm pra Tromso estudar. Tenho amigos noruegueses, espanhóis, brasileiros, franceses, palestinos, paquistaneses, iranianos, finlandeses, argentinos.. Tudo que você pode imaginar, e isso é muito bom porque cada um ensina um pouco da sua cultura pra gente, por exemplo, sei que os finlandeses são doidooss e aproveitam o inverno de verdade, com direito a pulo no gelo, sauna, pulo na água congelada e tudo mais que você pode imaginar! Sem contar que as músicas finlandesas, acredite ou não, são muito divertidas. Sei também que os franceses se acham artistas e gostam de tirar foto pelados, nunca vi igual!! As japonesas são mesmo igual nos filmes, muito fofas!! Mas não sabem fazer comida japonesa.. hahahaha Aprendi que a espanha tem 4 dialetos, galego, basco, catalão e castelhano e que as italianas são muito doidas e divertidas, e amammm festa! Nossa, poderia ficar essa publicação inteira falando sobre aspectos culturais de cada país que eu identifiquei nas pessoas.. mas vamos voltar ao tópico dessa postagem... :)
Além de ir a todasss essas palestras e fazer minhas aulas, estou estudando Norueguês e dando aula de Português como voluntária na Universidade, além de fazer academia. No Brasil meu tempo sempre foi muito corrido então procuro fazer o máximo aqui para não ficar só em casa e dá certo.. Tem dias que fico o dia inteiro na Universidade, mais até do que no Brasil!
A biblioteca aqui é ótima! Tem uma que tem até chocolate de graça e tudo o que você quiser, como cópia, escâner ou impressão é de graça na Universidade, de maissssss! E a biblioteca tem muitos computadores, filmes em todas as linguas e para estudar... tem cabines para você estudar sozinho e mesas grandes para grupos também. No Brasil eu gosto de estudar em casa, mas aqui ir para a biblioteca me surpreendeu.. Tem tudo o que você precisa!